OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE ESTOQUE

Publicado em: 23/09/2019

A gestão do almoxarifado pode ser um grande instrumento para impulsionar a eficiência na gestão pública, isto porque, a entrada e saída de materiais deixam todas as informações necessárias para cuidar dos excessos, controlar despesas e fazer projeções corretas.

Dentro da gestão de estoque existe o termo Ponto de Pedido, que como o próprio nome já revela, identifica quando um novo pedido de compras de um produto precisa ser feito.

Para formar o ponto de pedido, é necessário perceber a dinâmica interna da entidade pública, pois é no histórico das compras que é gerado o coeficiente do ponto de pedido. A fórmula que permite definir o ponto de pedido por tipo de produto no estoque (PP) é: A média de Consumo das Mercadorias (CM), multiplicado pela quantidade de dias que aguardaremos para a reposição (TR), mais o Estoque Mínimo (ES).

É importante somar o estoque mínimo ao ponto de pedido para saber que, quando o estoque de determinada peça ter o saldo de x unidades, será necessário iniciar o processo de compras.

Esta simples fórmula aplicada ao almoxarifado da entidade pública, faz com que o gestor não permita a falta de produtos necessários para a administração, exclua as compras desnecessárias ou não prioritárias ao momento e estabeleça um planejamento das despesas coerente com a realidade.

 Simplificar a Gestão Pública 

Inteligência, processos simples e informações podem fazer uma grande diferença para a aplicação correta dos recursos. O Sistema de Almoxarifado da Equiplano disponibiliza o Ponto de Pedido para os usuários e gestores, facilitando a implantação e controle eficiente do estoque.

Quer mais informações sobre? Clique aqui