Gestão fiscal nas entidades públicas 

Publicado em: 03/12/2019

A Contabilidade é uma área primordial de registro, controle e transparência da execução dos orçamentos das entidades públicas, tornando a gestão dos recursos públicos mais organizada.
 
Com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000), a Contabilidade Pública ganhou mais importância, gerando mais responsabilidades às entidades. Desta forma, a gestão fiscal se tornou um tema mais debatido na mídia, entre os administradores e a população.

 

O que é e como fazer a gestão fiscal? 
A gestão fiscal é a forma com que a administração pública segue as normas de finanças com o propósito de assegurar a execução correta das metas e a transparência do orçamento e gastos públicos. 

A principal ferramenta que permite o controle eficaz da gestão fiscal são os relatórios gerenciais gerados pelos sistemas de contabilidade pública, que geram informações confiáveis para a tomada de decisões. 

Para o analista de negócios da Equiplano Thiago Bueno, os relatórios extraídos dos sistemas de contabilidade geram dados atualizados e confiáveis, garantidos pela rotina de verificações. “Com os relatórios, é possível que o gestor público tenha informações no tempo que precisa sobre o planejamento, execução e controle do orçamento. São informações que ficam disponíveis para tomadas de decisões rápidas e coerentes”, explica. 

Como são os relatórios contábeis? 
De forma simplificada, relatórios contábeis são exposições detalhadas e consolidadas dos dados e informações colhidos pela contabilidade da entidade pública.

Ele consolida os registros dos atos de um determinado período e assunto. Em outras palavras, resume os dados da contabilidade para você ver de forma mais clara às informações. 

Como os relatórios apoiam a gestão fiscal? 
Ter um instrumento eficaz de informações contábeis garante que o gestor, responsável por zelar pelos recursos e patrimônio público tenham uma visão mais clara e precisa da atual situação do orçamentaria e financeira da entidade.

É um mecanismo onde estados, os municípios e a União controlam seus gastos, respeitando a capacidade de arrecadação por meio dos tributos. As informações do dia a dia da administração pública podem ser cruzadas com os limites de despesas e também do endividamento futuro, garantindo uma gestão fiscal consciente. 

Software Contabilidade Pública
A Equiplano disponibiliza licenças para municípios, autarquias, câmaras e institutos do software Contabilidade Pública, com módulos completos e relatórios confiáveis para possibilitar aos gestores públicos uma gestão fiscal consciente. 

Quer mais informações sobre? Clique aqui