Podcast: Prefeitura de Realeza

Publicado em: 18/05/2020

Colocar a Infraestrutura de TI na Nuvem fez a Prefeitura de Realeza-PR dar um salto de qualidade na gestão dos dados e capacidade do uso dos softwares. Mais segurança e disponibilidade para os servidores e a população. 

Dê play e confira a reportagem com o contador da prefeitura de Realeza, Vanderon Perico. 


Confira aqui a reportagem escrita na integra: 

Realeza é um município da região sudoeste do Paraná, com 17 mil habitantes, é uma cidade bem estruturada, com aeroporto municipal, centro de eventos, estradas rurais conservadas e de fácil acesso. Com extensa área de preservação ambiental, tem muitas opções turisticas e está bem organizada com hospedagens, gastronomia, artesanato e muitos atrativos. 

Realeza tem como prefeito Milton Andreoli, que está em seu segundo mandato, ele reforçou em sua gestão a importância da transparência na administração pública. Com 600 servidores, a prefeitura vem melhorando as condições de trabalho das equipes, focando no contínuo avanço dos serviços prestados à população. 

INVESTIMENTO

De acordo com Marcelo Machado, gerente de infraestrutura da Equiplano, o investimento em tecnologia vem sendo fundamental para modernizar a gestão municipal. 

"Essa é uma tendência dentro da gestão pública, cada vez mais as entidades e órgãos públicos investem em infraestrutura de TI para gerar melhor desempenho e segurança no uso dos sistemas administrativos e de atendimento a população. A infraestrutura de TI  envolve: Hardwares, softwares e aplicativos, sistemas operacionais, gestão e armazenamento de dados, plataformas de comunicação e serviços integrados. Uma TI bem estruturada traz velocidade, segurança e precisão para a tomada de decisões", explica.

 

Em realeza, este investimento era fundamental, como explica o contador da prefeitura Vanderson Perico.

"A nossa infraestrutura estava bem precária. O nosso servidor era um computadorzinho, de três a quatro ano ou mais, não suportava mais fazer backup, precisávamos de HD externo. Segurança era praticamento zero, inclusive  fomos hackeados, ficamos uma semana com transtorno grande. A questão do backup era complicado tínhamos que fazer manualmente todas as manhãs e tarde. O desafio que tínhamos era a questão de segurança, tinha uma máquina sucateada, a qualquer momento podiamos perder informações", conta. 

As soluções em nuvem surgiram para tirar estes problemas e preocupações das entidades. Elas oferecem: 

  • Crescimento ilimitado da capacidade de armazenamento;
  • Redimensionamento dinâmico do poder de processamento de dados;
  • Custos conforme o uso da infraestrutura;
  • Segurança contra ataques externos ou de problemas físicos, como enchentes, quedas de energia, incêndios e outros;
  • Ampliação contínua e sem preocupações para os usuário;
  • Backup dos dados;
  • Outros tipos de redundância sob demanda.

Percebendo a vulnerabilidade que a prefeitura passava, a Equiplano apresentou a solução completa na nuvem e fez toda a implantação e mudanças necessárias, conforme explica Vanderson.
 

"Colocamos a situação que viviamos na época, que estava complicada e o João Luiz falou da ferramenta, desde então a conversa evoluiu. Desde o atendimento do comercial, do pessoal do produto, e depois da implantação, sempre que necessário o pessoal nos atende na hora, sempre prontos para nos ajudar e auxiliar".  

 

RESULTADOS

Segundo Vanderson, após a implantação, a transformação foi rápida e trouxe eficiência. 

"Eu vejo que melhorou mesmo a questão do armazenamento, agora não é mais uma preocupação nossa com servidor, qual máquina que compramos, que servidor compra. Se daqui cinco anos está defasado, não é mais uma preocupação o servidor. Espaço no banco de dados, segurança foi uma das principais melhorias. Hoje temos segurança para trabalhar e não perder dados, informação. Sempre trabalhavamos com medo, ficavamos fazendo backup duas, três vezes por dia, por isto a segurança e espaço no banco agilizou muito. Agora com a nuvem não temos mais problemas, tudo é feito automático pela Equiplano", esclarece.  

 

Tudo isso foi possível porque a Equiplano tem como parceira a Oracle empresa líder de mercado com 40 anos de experiência no fornecimento de tecnologia de banco de dados e plataformas de nuvem.  
 

A Equiplano que faz toda a implantação, atendimento e atualizações, tornando o trabalho invisível, mas indispensável para o município. 

 

 

 

"Vejo a Equiplano, no Paraná, como uma das melhores empresas de sistemas para gestão pública. Sistema bem tranquilo para trabalhar com ele, telas bem fácil de usar, sistema que gera arquivos, completo, funciona e atende todos os requisitos do tribunal de contas. Em relação a sistemas, é um dos melhores do Paraná", relata o contador. 


João Luiz, gerente de negócios da Equiplano, reforça o papel pioneiro da empresa no fortalecimento da gestão pública:

"Nós da Equiplano estamos investindo no futuro, focamos em soluções completas para as entidades públicas, desenvolvendo ou criando parcerias. Nosso compromisso nestes 46 anos de história foi sempre e será o desenvolvimento das cidades. Todas  as decisões que tomamos colocamos os clientes em primeiro lugar, com ética, inovação, comprometimento e trabalho em equipe". 

Quer mais informações sobre? Clique aqui