A implantação da Infraestrutura na Nuvem na prefeitura de Balsa Nova-PR, fez aumentar a capacidade de trabalho das equipes, trazendo agilidade e eficiência para a gestão.
Dê play e escute a reportagem com Diego Ukan de Moraes, diretor de TI da prefeitura.
Leia abaixo a reportagem na integra:
Balsa Nova é uma cidade paranaense, localizada há 50 km da capital Curitiba, com quase 13 mil habitantes, tem extensa área territorial, se destacando na agricultura, com o plantio de milho, soja e batata. A cidade conta também com instalação de indústrias nacionais e internacionais e tem ótima estrutura de gastronomia e hospedagem para os turistas que procuram descanso e contato com a natureza.
Balsa Nova tem como prefeito Luiz Claudio Costa, que está em seu segundo mandato, onde proporcionou o desenvolvimento urbano com o investimento na infraestrutura da cidade, com destaque para o uso da tecnologia nos equipamentos públicos.
TECNOLOGIA
A transformação que a tecnologia vem provocando na gestão pública é uma tendência e segue como caminho necessário para o fortalecimento do setor, como explica Rafael Hayashi, gerente de soluções da Equiplano.
"As soluções digitais possibilitam inovações e conseguem personalizar o trabalho para cada entidade. Os gestores públicos mais exigentes querem soluções cada vez mais ágeis para aumentar a produtividade das equipes, ampliar a oferta de serviços aos cidadãos, reduzir custos nos processos e deixar a gestão pronta para viver, inclusive em tempos de crise. Implantar a infraestrutura em nuvem é um destes caminhos que trazem resultados para a área pública", explica.
Foi fundamental para a prefeitura de Balsa Nova investir na infraestrutura na Nuvem para melhorar as condições de trabalho e dar mais agilidade para a execução das rotinas pelos Servidores, como explica Diego Ukan de Moraes, diretor de TI da prefeitura.
"Como não tínhamos servidor, usávamos um computador um pouco melhor, mas era limitado somente a 20 usuários. Como tínhamos poucas pessoas estava suprindo, porém com o crescimento do número de usuários, então cada vez que um usuário precisa se logar, precisávamos derrubar uma pessoa para que aquele usuário pudesse se logar. Era bem difícil nesta parte, limitava a 20 pessoas, sem contar a diferença de velocidade era bem mais lento. Fora de nossa rede interna, levava de 5 a 7 minutos para abrir a aplicação".
Toda mudança requer cuidados, mas pode ser feita de forma ágil e atendendo as necessidades da entidade, conforme explica o Gerente de Implantação da Equiplano Marcos Hoepfner.
"Faz parte de toda migração de dados ou implantação de um sistema, planejar e organizar este processo. Consiste de várias atividades intercaladas, tando de desenvolvimento quanto na entidade. Pelo fato de cada software ser único, o processo é customizado de acordo com as necessidades especificas de cada cliente. Na Equiplano, levamos muito à sério esta etapa, garantindo segurança e atendimento personalizado".
IMPLANTAÇÃO E ATENDIMENTO
Segundo Diego, a migração da infraestrutura de TI para nuvem em Balsa Nova teve o planejamento executado de forma rápida.
"Para implantar foi bem rápida. Aproveitamos um feriado municipal que tínhamos e fizemos a conversão do banco antigo para o novo. O pessoal pegou o banco remoto e fez toda a conversão em um dia e no outro passaram um manual de como tínhamos de fazer a instalação do aplicativo e já passou o whatsapp do pessoal e qualquer probleminha que a gente tinha na hora de instalar ou alguma dúvida, mandava um whats e era resolvido na hora. Eu avalio o atedimento deles, para nós da informática, foi muito bom, nossa, foi uma mudança bem grande para nós, ficou bem melhor".
A nuvem gerou resultados práticos para a administração municipal, aumentando a capacidade de trabalho dos servidores.
"Todos os usuários podem se conectar normalmente, sem precisar ficar derrubando os outros e por questão de praticidade, coisa que fora da nossa rede interna demorava muito para conectar, agora entra no sistema rapidinho e conecta, essa é a questão de agilidade que melhorou bastante".
Segundo João Luiz, gerente de negócios da Equiplano, a empresa tem como foco oferecer soluções completas aos gestores.
"Temos em nossa cultura olhar os clientes como parceiros. Nossa prioridade é fortalecer a gestão pública, com diálogo, tecnologia e atendimento que garanta o resultado almejado pela entidade".
E Diego relata como é ter a Equiplano como parceria da prefeitura de Balsa Nova
"Temos a Equiplano como empresa parceira da gente. Diferente de outros fornecedores que vem na prefeitura e vende seu produto e vai embora. Hoje com a Equiplano temos as porta abertas para discutir ideias e melhorias para o sistema. Vemos como empresa parceria, comprometida com seus clientes. Está de portas abertas para novas ideias e para fazer o município crescer".