Candói ficou em primeiro lugar no ranking de transparência entre as 399 cidades paranaenses, atingindo a nota 94,33. Mas não é a única cidade parceira da Equiplano que foi destaque. Londrina com 84,89%, Ouro Verde do Oeste com 80,93, Marilândia do Sul com 80,44%, e Santo Antonio do Sudoeste com 79,91%, estão entre as top 15 no ranking.
Este resultado é fruto da vontade dos gestores públicos em tornar a gestão municipal cada vez mais transparente para os cidadãos. Para a analista de negócios da Equiplano, Giovanna Cagliari, os gestores municipais estão buscando constantemente informações e mobilizando os servidores na publicidade das informações. "Percebemos o interesse dos clientes em disponibilizar cada vez mais dados no Portal", explica.
O Índice de Transparência Pública - ITP, foi criado pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir o grau de transparência pública dos municípios, onde estabeleceu critérios de avaliação, originando o ranking com a classificação de todos os municípios.
Segundo Giovanna, o Portal da Transparência da Equiplano atende os itens solicitados no ITP.
"O portal foi desenvolvido para estar em conformidade com os requisitos legais, seja disponibilizando os relatórios integrados dos sistemas de origem, em tempo real, quanto criar possibilidade para as prefeituras inserirem qualquer documento no sistema, como por exemplo, o Plano Municipal de Educação, que faz parte dos critérios de Boas Praticas do ITP", salienta.
O Portal da Transparência
O Portal da Transparência é uma plataforma que permite o cidadão acompanhar como os recursos públicos estão sendo utilizados na sua cidade, aproximando a população da gestão pública e dos seus representantes. É também um instrumento utilizado pelos órgãos regulamentadores e de controle, que acompanham as informações dos recursos, para combater possíveis irregularidades.