A pandemia do Covid-19 gerou grandes impactos na economia mundial. A necessidade de distanciamento social, suspendeu ou mudou a forma de comercializar produtos e servidos, diminuindo as movimentações financeiras nas cidades..
Este cenário impactou as arrecadações municipais, fazendo com que os gestores públicos precisassem usar a criatividade e aumentar a eficiência nos processos e aplicação dos orçamentos. Em Toledo, a prefeitura manteve todos seus serviços, reconfigurando práticas administrativas que estão fazendo a cidade enfrentar com maior segurança essa pandemia.
Para o Jaldir Anholeto, diretor do departamento de receita da Prefeitura de Toledo, a tecnologia foi fundamental para manter os serviços públicos para a população.
"As pessoas estão conseguindo resolver seus problemas à distância. Com a disponibilização de sistemas que permitem o auto atendimento, tais como: Portal do Contribuinte, Domicilio Eletrônico do Contribuinte, as demandas que antes eram atendidas somente de forma presencial, agora, são atendidas de forma virtual. Com isso, houve uma celeridade nos processos de obtenção de alvará de funcionamento, guias de ITBI, pagamentos de IPTU, taxas entre outros", explica.
De acordo com a analista de negócios da Equiplano, Debora Segantine, após o cenário da pandemia se instalar no Brasil, o acesso ao portal do contribuinte em Toledo subiu 20%. "As pessoas estão recorrendo a tecnologia para resolver suas questões, inclusive na relação com as prefeituras. "Essa reconfiguração nos indica uma tendência que se estabelecerá cada vez mais na relação entre cidadãos e entidades públicas", aponta.
Para Jadir, a tecnologia atrelada ao conhecimento fez a diferença para lidarmos com este cenário.
"A Equiplano conseguiu adequar o sistema conforme a legislação aplicável. Atendeu e atende nossas demandas sempre que necessário".