Atualização e Dicas

Publicado em: 27/08/2020

O Senado aprovou em votação nesta quarta-feira (26), a antecipação da urgência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os senadores validaram a medida provisória 959/2020, mas acabaram removendo o artigo 4º, que adiaria o início da vigência da legislação para 2021.

A lei vigorará assim que forem concluídas as sanções ou os vetos de todos os termos da MP 959/2020.

SOBRE A LEI
A Lei Geral de Proteção de Dados determina regras e padrões sobre coleta, armazenamento e tratamento de dados no Brasil, o que inclui a exigência de empresas garantirem o consentimento de usuários para processar as informações coletadas. O documento também prevê punições para eventuais abusos e define os direitos de usuários sobre os dados concedidos a terceiros, como a possibilidade dos usuários solicitarem a exclusão de suas informações pessoais de plataformas digitais de uma organização. Pela votação dos senadores, as punições por descumprimento às normas serão aplicadas apenas a partir de agosto de 2021.

 Clique aqui e conheça mais sobre a lei. 

DICAS
A Equiplano em parceria com a Oracle preparou um webinar sobre segurança de dados, onde um dos temas tratados são dicas e pilares que os sistemas terão para apoiar as entidades públicas na adaptação da lei. Cllique aqui, acesse a plataforma educa.equiplano, na seção webinars e fique por dentro. 

EQUIPLANO
A Equiplano segue com a premissa de garantir o cumprimento das leis e atualizações necessárias para nossos clientes. O processo de adequações e preparação dos sistemas e conhecimentos para disponibilizar às entidades públicas sobre a LGPD está em andamento. Logo todos os clientes receberão novidades. 

Fontes: Serpro e Olhar Digital 

Quer mais informações sobre? Clique aqui