
Dois Vizinhos é considerada uma das 15 melhores cidades para se viver no Paraná. Contribuem para esse status, principalmente, os setores da indústria e da educação. Considerada a Capital Nacional do Frango, o município de mais de 40 mil habitantes, tem importantes instituições de ensino superior, públicas e privadas, de renome estadual e nacional.
Em 2012, o município passou por um momento difícil economicamente, com o o maior déficit financeiro de sua história. O prefeito Raul Camilo Isotton, quando assumiu o mandato em 2013 incluiu um lema para a gestão: "Fazer mais com menos”. Com este norte, a gestão elaborou um planejamento estratégico, com acompanhamento dos resultados e metas, o que foi fundamental para organizar o município e equilibrar as contas.
De acordo, com Márcia Besson Frigotto, Secretaria de Administração e Finanças de Dois Vizinhos, as contas da prefeitura estavam comprometidas.
"Estávamos sem negativa do INSS, com contas evidentemente desequilibradas e constituídas por imenso saldo de restos a pagar. A equipe estava desmotivada e o município sem credibilidade com os fornecedores e com a população de forma geral", afirma.
Os primeiros focos da gestão foram o pagamento da dívida, inclusive folha de pagamento dos servidores, encargos e organizar os diversos setores de acordo com as novas demandas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. "Foi necessário obter crédito junto aos fornecedores, organizar a equipe e parcelar a dívida com os fornecedores credores", conta a secretaria.
O trabalho em equipe dos servidores, a tecnologia, a integração de sistemas, a busca por conhecimento e o foco nos resultados foram a chave da transformação, como aponta a secretária de finanças. "Foi feito um trabalho sério, com comprometimento ao Município. Tivemos união das equipes e dos servidores, juntos conseguimos reverter a situação".
Outro passo importante foi estruturar à área de tecnologia, integrando sistemas, capacitando as equipes e incluindo inovações. Segundo Márcia,
"A Equiplano respondeu rápido as novas necessidades, demonstrado muita agilidade e resolvendo as demandas existentes na gestão da cidade. A integração dos módulos apoiaram o alcance dos resultados", enfatiza.
Todo esse caminho de transformação gerou resultados diretos na gestão pública:
Para o consultor Equiplano, Tiago Snakevicz, é uma satisfação e orgulho para a Equiplano ver a evolução da gestão. "Todo trabalho foi feito com muito esforço e disciplina, desde o planejamento, até a escolha e uso das ferramentas de gestão. A Prefeitura de Dois Vizinhos conseguiu superar as dificuldades e equilibrou as finanças, uma meta de toda gestão que gerou retorno positivo para o a sociedade". celebra.