Atender as exigências legais, cuidar das especificidades de cada processo, atender instruções normativas, acordões e demais orientações emitidas pelo TCE-PR, garantir transparência nas informações e publicação dos atos relacionados as condições de cada tipo de licitação, à área de licitações e compras trabalha constantemente com questões jurídicas e fiscais.
O grande volume burocrático pode fazer o departamento de compras ficar preso em processos. Como olhar de forma estratégica para ele?
Gestão se faz com instrumentos confiáveis para tomar decisões e coragem para fazer escolhas corretas. E no setor de compras, isto é relacionado a gerar economia a administração pública, controlando despesas e também impulsionando o desenvolvimento local, priorizando a compras do setor privado do município.
Exemplo de Londrina
A administração da Prefeitura de Londrina, definiu as mudanças que envolveriam o departamento de Licitações e Compras. Segundo André Nunes Palmeira, gestor de contratos da Prefeitura de Londrina, as prioridades envolviam três focos: processos que facilitassem as compras no menor preço, priorização das empresas locais e gestão dos processos.
"Estabelecemos critérios específicos para formação de preços a partir de médias de menor preço obtido nas cotações. Adotamos lotes exclusivos para Micro empresas, incluindo critério de regionalização para empresas sediadas no município e realizamos melhorias no gerenciamento os processos licitatórios", explica.
Com profissionalismo, a diretoria de licitações e contrato estabeleceu minuciosamente os novos procedimentos, incluindo as equipes e atuando conforme as exigências da lei. Segundo André, as mudanças geraram grandes avanços. "Tivemos economia de tempo e também de recursos. o formato das licitações favoreceu empresas pequenas a vencerem licitações, melhorando as condições da economia local", celebra.
E do ponto de vista da otimização de tempo das equipes de trabalho, André aponta os avanços feitos na tecnologia.
"O sistema foi customizado de acordo com as automações sugeridas, tornando mais ágil a construção e os tramites dos processos licitatórios. Isto fez que os operadores tenham que realizar menos procedimentos".
Para Neusa Oliveira, analista de negócios da Equiplano, o comprometimento dos servidores dos setores de licitação, compras e contrato faz toda a diferença para os resultados alcançados. "Tanto quando falamos das leis vigentes, quanto a utilização do sistemas, os servidores disseminam o conhecimento e isso faz com que a evolução de todos os envolvidos nos processos seja constante", aponta.
Segundo o gestor de contratos, André, os sistemas da Equiplano são bem estruturados com validações e cumprem bem as exigências legais. "O software da Equiplano é confiável porque suas funcionalidades são inter-relacionadas e obedecem regras bem definidas".