Capanema é destaque

Publicado em: 27/10/2020

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná avaliou a qualidade dos portais da transparência dos municípios, acerca das ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19. As avaliações foram realizadas nos meses de agosto e setembro, seguindo os critérios da nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que incluiu indicadores referente a pandemia.

Um dos municípios destaques no ranking foi Capanema, atingindo a nota 97%. Segundo Cleomar Walter, contador do prefeitura, o grau de transparência foi alcançado pela dedicação dos envolvidos.

"Esse foi um compromisso da equipe, onde mobilizou todas as secretarias para que as informações fossem levantadas e compartilhadas, neste momento tão desafiador que é essa pandemia", explica.


Para o contador, a transparência faz parte da gestão pública e precisa ser levada a sério. "O segredo é colocar um pessoa com conhecimento para se dedicar no levantamento e detalhamento das informações. Para ter transparência é preciso foco e experiência", ensina.

Em Capanema, a gestão das informações e publicações  ficou a cargo da Gestora do Controle Interno, Arieli Kaciara Wons. Foi necessário atualizações acerca das novas exigências, capacidade de mobilização com as secretarias e fortalecer a parceria com a Equiplano nos ajustes para atender as legislações.

De acordo com Cleomar, a quinta colocação do município gerou pedido de outras prefeituras para entender e aprender com Capanema.

"Tivemos contatos para olhar nosso portal e buscar entender nossos diferenciais. Nos sentimos valorizados. É muito bom contribuir com o fortalecimento da gestão pública", enfatiza.
 


O Ranking é um instrumento que acompanha o nível de transparência pública das prefeituras paranaenses. Para a analista de negócios da Equiplano, Giovanna Cagliari, a busca dos servidores e gestores públicos em atingir bons índices de transparência, mostra a importância desta ação do TCE-PR. "A qualidade das notas mostra como a Transparência Pública está sendo priorizada pelos municípios, com intuito de promover e garantir uma gestão mais transparente para a população". enfatiza. 

 

Quer mais informações sobre? Clique aqui