Índice de transparência

Publicado em: 22/01/2021

A transparência no setor público vem conquistando espaço e importância ao longo dos anos. A responsabilidade e a vontade de gestores e servidores, a cobrança da sociedade e as normas e incentivos dos órgãos fiscalizadores fazem parte deste processo de transparência no Brasil e no Paraná.

A Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná são dois exemplos de instituições que cumprem seu papel de fiscalizar, garantindo a execução das normas legais, além de criarem estratégias para valorizar trabalhos que dão mais acesso à informação.

No Paraná, o TCE divulga anualmente o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), indicador desenvolvido para avaliar os portais da transparência dos 399 municípios paranaenses.

Para a analista de negócios da Equiplano, Giovanna Cagliari, este é um instrumento muito importante para fomentar a transparência da gestão pública no estado.  

"A qualidade das notas mostra como existe uma melhoria contínua. Muitos gestores estão priorizando ações que garantem uma gestão mais transparente para a população". enfatiza.


No último levantamento, quatro clientes Equiplano estiveram entre o TOP 10, as cidades de Arapuã, Tijucas do Sul, Francisco Beltrão e Missal foram destaques entre as gestões paranaenses. "Seguimos trabalhando juntos no aprimoramento de nosso portal. O sistema é uma ferramenta na qual integra as informações, mas só com o envolvimento e dedicação dos servidores e gestores é possível seguirmos com essa contínua evolução".

  
Para ter acesso aos resultados do ranking, acesse: https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ferramentas-itp-2020/327947/area/250
 

Quer mais informações sobre? Clique aqui