Transparência Pública

Publicado em: 20/05/2021

A Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão brasileiro o acesso aos dados gerados pelas administrações públicas, e ao longo dos anos, outras leis foram surgindo para reforçar a importância da publicidade dos dados, como a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação.

A prática da transparência vem ganhando cada vez mais importância, pois é um canal que aproxima o cidadão da gestão pública do seu município. Na cidade paranaense, Diamante do Sul, localizada há 433,5 km da capital Curitiba, o tema transparência é levado a sério, onde uma das premissas do prefeito Darci Tirelli é a comunicação aberta e voluntária das atividades e resultados do município, divulgando de forma clara e verídica os atos da administração.

De acordo com o secretário de finanças do município, Heleno Antonietti, a gestão transparente vai além das obrigatoriedades legais.

"Concentramos esforços para garantir aos cidadãos o direito de acesso às informações de seu interesse, sempre que lhe for conveniente e no menor tempo possível", explica.

Com essa vontade política, a gestão municipal compreendeu que investir em tecnologia faz toda a diferença para quem busca eficiência. "Buscamos soluções tecnológicas que acompanhem a evolução da gestão pública, que permitam a automatização de processos e a otimização do tempo", enfatiza o secretário.

A junção da tecnologia e da vontade em fortalecer a transparência se somou ao conhecimento do melhor uso do que os softwares apresentam.  Com novas funcionalidades, o Portal da Transparência Equiplano (confira o manual para customizar as funcionalidades do seu Portal da Transparência, na plataforma educa.equiplano), aumentou as possibilidades das gestões públicas ofertarem com segurança, as melhores práticas de transparência. Para Heleno, "Tudo se tornou mais prático, a customização da página permitiu a criação de conteúdos específicos e de forma organizada".

Com este trabalho, a prefeitura de Diamante do Sul conseguiu dar um salto na nota e na posição do ranking do índice de transparência pública de 2019 para 2020, conforme dados abaixo:

  • Ranking ITP 2019: 229ª nota 63,55%;
  • Ranking ITP 2020: 59ª nota 79,66%;
  • No índice relacionado a COVID 19 a cidade ficou na 40ª posição, com nota 91,00%.

Para o secretário, a melhoria demonstra todo esforço dos servidores públicos do município em cumprir a premissa de transparência desta gestão.

"Sentimento de dever realizado, foram vários obstáculos superados, e ver como o município evoluiu no índice de transparência da administração pública é gratificante para toda a equipe".

A Equiplano segue junto às prefeituras orientando e oferecendo as condições para que a gestão pública seja cada vez mais ágil, eficiente e transparente: "Temos a Equiplano como uma empresa aliada aos objetivos e desafios da administração pública", finaliza o secretário Heleno Antonietti.

Converse por whatsApp com nosso time de negócios e saiba mais sobre o software Protal da Transparência.

 

 

 

Quer mais informações sobre? Clique aqui