Anualmente no mundo, o mês de outubro ganha uma cor, o Rosa. Mais que uma ação de marketing, a cor é um alertar para toda a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização que foi criada em 1990, em Nova York e que chegou no Brasil em 2002, tem como foco à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Diagnóstico precoce
Estar atenta às mamas é um autocuidado indispensável para ter um diagnóstico precoce. Um hábito cotidiano que não precisa seguir uma técnica específica, apenas tocar as mamas sempre que se sentir confortável, pode ser no banho ou quando for trocar de roupa, por exemplo.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, o autoexame e o exame preventivo anual da mamografia é imprescindível.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.
08 dicas para prevenir o câncer
* Não fume
* Pratique atividades físicas
* Tenha uma alimentação saudável
* Evite bebidas alcoólicas
* Cuidado com o sol
* Se puder, amamente seu bebê
* Vacine-se contra o HPV
* Vacine-se contra a Hepatite B
Acesse a página do Instituto Nacional do Câncer e saiba mais:
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa