O FUTURO DO JAVA

Publicado em: 22/04/2019

O Java é uma das linguagens de programação e plataforma computacional mais usadas no mundo e conta com uma comunidade muito grande, forte e ativa, focada em evoluir o Java de forma ágil. 

Muita gente argumentava que o Java estava ficando para trás devido a demora e atrasos que ocorriam a cada versão, em média a cada 3 anos. Mas isso mudou, pois o desenvolvimento do Java não é mais feito pela Oracle, mas sim pela comunidade de software livre através do OpenJDK. 

O OpenJDK é a implementação de referência oficial e o Oracle JDK, que agora passou a ter um ciclo de lançamento de versões com intervalo fixo de 6 meses, é construído a partir do código fonte do OpenJDK. Agora novos recursos, funcionalidades, atualizações de APIs, entre outras melhorias, não precisarãomais ficar anos aguardando seu lançamento. 

Em 2018 a Oracle entregou também o Java EE para comunidade de software livre, mais especificamente para a Eclipse Foundation, ganhando agilidade por ser um projeto tocado pela comunidade. Por conta da marca Java pertencer a Oracle, o Java EE mudou de nome e passou a se chamar Jakarta EE. 

Segundo o ranking da Tiobe, o Java continua líder de mercado. Comparativo do último ano: 


O site Octoverse fez um ranking das linguagens de programação mais usadas em 2018 em projetos hospedados no GitHub, e o Java aparece em segundo lugar nos últimos 05 anos: 


E segundo o Stack Overflow, maior site do mundo de perguntas e respostas de programação, o Java aparece no top 5 como uma das linguagens mais populares em 2018: 


Exemplos de empresas que utilizam Java: Netflix, Instagram, eBay e iFood. Esse cenário garante um futuro promissor ao JAVA, com atualizações que tornam seguro, confiável e atendendo os avanços tecnológicos do momento.

Quer mais informações sobre? Clique aqui