
Quanto dos impostos dos municípios são investidos em asfalto, nas unidades de saúde ou na compra de equipamentos de segurança?
Quanto do recurso público são destinados à educação?
Você já parou para pensar que responder perguntas como estas pode apoiar o fortalecimento da transparência e de soluções que melhorem a vida das pessoas?
Considerando a informação como base para qualquer decisão, o Tribunal de Contas da União vem incentivando que as organizações públicas invistam em iniciativas de abertura de dados governamentais. Dados abertos é o termo utilizado quando uma informação está disponível e qualquer pessoa pode livremente acessá-la, utilizá-la, modificá-la e compartilhá-la para qualquer finalidade, estando sujeito, no máximo, a exigências que visam preservar a fonte, indica a ONG Internacional Open Knowledge..
Cinco principais motivos são apontados como justificativa para a gestão pública trabalhar com os dados abertos:
Para Crislaine Miranda, membro do Time do Portal da Transparência Equiplano, o conceito e a prática dos Dados Abertos, especialmente os governamentais, é um ótimo recurso, mas ainda pouco explorado. "Muitos indivíduos e organizações coletam uma ampla gama de diferentes tipos de dados para executar suas tarefas. O governo é particularmente importante nesse contexto, tanto por causa da quantidade e da centralidade dos dados que coleta quanto pelo fato de que tais dados são públicos"..
No Brasil, apesar de existirem programas bastante avançados de transparência pública como, por exemplo, de transparência orçamentária, ainda são poucos os órgãos ou secretarias que disponibilizam dados abertos.
A Equiplano vem trabalhando sistematicamente na qualidade do seu Portal da Transparência, estando alinhada ao Índice de Transparência Pública do Tribunal de Contas. E Dados Abertos agora também são realidade para os clientes Equiplano. De acordo com Crislaine esta funcionalidade atende as exigências por uma gestão pública cada vez mais transparente.
Nosso Portal permite que o gestor público reúna um conjunto de dados estruturados e não proprietário, disponibilizando diversos relatórios no formato CSV.
A tecnologia está a serviço das cidades que querem ser cada vez mais inteligentes para os cidadãos.